4.9.12

2º Curso para Técnicos em Terapias Assistidas com Cães... Inscrições abertas


Envie um e-mail para fseducacao@gmail.com e receberá todo o programa, preços e ficha de inscrição (SÒ TEMOS DUAS INSCRIÇÕES DISPONÍVEIS)

Professores Já Confirmados SCAS (UK) Dr Aubrey Fine (EUA) Maribel Vila e Mona Tellier Positivas Can (E) Fernando Silva (P), Enfª Isabel Venãncio... (P) Drª. Joana Meneses (P) Dr. Filipe Ferreira (P)...

Parceiros e locais do curso:
Casa de Saúde do Telhal, Pousal, Associação de Idosos e Deficientes do Penedo, Cercica...etc.

Datas:
12 e 13//26 y 27 Janeiro......9 e 10//23 e 24 Fevereiro
9 e 10 //23 y 24 Março.........6 e 7 //20 e 21 Abril
4 e 5 // 18 y 19 Maio............1 e 2 //15 e 16 Junho (exames e entrega diplomas)

Horário:
Aos sábados:
• Manhãs (Teoria) das 09.00 às 13.00 (excepto no primeiro dia de curso que começará às 08.00 horas)
• Tardes (Teoria e ou Práticas de Role Play) das 14.00 às 19.00
Domingos:
• Das 09.00 às 13.00
Treino e maneio dos cães inscritos no curso. Obediência sociabilidade e treino de habilidades para cães de TAA/AAA

--------------------------------------------------------------------------------------
Carta de apresentação do curso...

Cascais de 12 de Janeiro a 16 Junho de 2013

A Escola Educacão é uma Instituição pioneira na educação canina pelo reforço positivo, com uma experiência de mais de 25 anos nesta área. Tem colaborado activamente no treino de cães e na formação de treinadores em Espanha, Chile e Colômbia, fazendo também parte, em Portugal, do projecto de formação de cães para a detecção de cancro do pulmão.
O seu fundador, Fernando Silva, é um reconhecido treinador e campeão nacional de Obediência nos anos de 2003, 2004 e 2005. Foi 10 vezes internacional no Campeonato do Mundo de Obediência assim como juiz na modalidade de Agility.
É Técnico em Terapias Assistidas por Animais (TAA) organizou diversos cursos a nível internacional e é um dos treinadores de animais mais reconhecidos na área do cinema e publicidade a nível Europeu.
O curso de Terapias Assistidas com Cães contará com um total de 144 horas, das quais 96h serão teóricas e 48h práticas, sendo estas últimas, subdivididas em treino de obediência básica e habilidades específicas para o cão de Terapias e desenvolvidas em diferentes Instituições com as quais a Escola Educacão já colabora em diferentes programas de TAA.
Este curso contará com uma parte teórica onde se leccionará a introdução ás Terapias Assistidas com Animais, história e contexto, selecção e bem-estar do animal, desenho, coordenação e avaliação de programas de TAA, intervenção em diferentes contextos institucionais e particulares.
As inscrições com animal serão limitadas, no entanto, será possível realizar apenas a parte teórica (96h). No final do curso será exigido ao formando um Projecto de Fim de Curso.
Este curso está dirigido especialmente a profissionais da área da saúde ou da educação como educadores, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, professores psicólogos, técnicos de serviço social, veterinários ou profissões similares nas áreas indicadas.
Mas está também dirigido a todos aqueles que tenham um profundo interesse por animais e pelas possibilidades que cães gatos e outros animais podem proporcionar aos idosos, crianças e indivíduos portadores de deficiência.

Os objectivos do curso visam dotar os formandos com uma base teórico-prática consistente que lhes permita integrar o cão numa intervenção prática no âmbito da saúde ou da educação.
Os objectivos a alcançar neste curso são claros e precisos:
• Saber projectar e intervir num programa de TAA;
• Conhecer os conceitos básicos das principais patologias dos clientes;
• Aprender a avaliar o bem-estar dos animais utilizados em terapias;
• Saber avaliar programas de TAA;
• Dotar os formandos com os fundamentos teóricos e práticos de modificação de comportamentos e técnicas utilizadas na educação canina;
• Dotar o formando com capacidades para desenvolver o treino apropriado para o seu trabalho em TAA.

Este curso contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais, a trabalhar conjuntamente com a Educacão. Estará presente a Positivas Can, empresa sediada na Catalunha, Espanha, dedicada ao treino com reforço positivo e à Intervenção Assistida por Animais. A Positivas Can tem uma larga experiência no mundo canino, nomeadamente na selecção de cachorros para terapia, treino de cães a nível individual e de grupo, modificações de comportamentos, fobias caninas, agressão canina, desporto com cães, entre outros. Apresenta também um vasto conhecimento sobre o vinculo canino-humano em todas as suas facetas.

Teremos a participação das suas fundadoras Mona Telier (Canadiana) e Maribel Vila (Catalã), educadoras caninas, treinadoras, instrutoras de cães de serviço e técnicas de intervenção assistida por animais, estas são algumas das suas muitas certificações.

Desde o ano de 2009 que a Positivas Can colabora com a equipa técnica do Programa de Terapias Assistidas com Animais (TEAAC) para a Fundação Affinity. Actualmente têm um enfoque especial na realização de projectos de terapia com animais com diversas Instituições de saúde mental, estabelecimentos prisionais, instituições de menores, lares de idosos e centros de educação especial.
Para mais informação consulte www.posititivascan.com e http://www.fundacion-affinity.org/

Destacamos a presença do internacional Dr. Aubrey Fine, psicólogo especialista no tratamento de crianças com PHDA (Perturbação de Hiperactividade e Deficit de Atenção), dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento e relacionamento entre pais e filhos. Devido às suas relações com os animais e com as crianças, foi denominado como Dr. Dolittle, embora nos Estados Unidos seja reconhecido como Dr. Do-A-Lot.
Dr. Aubrey Fine é reconhecido por numerosas organizações devido ao seu trabalho e dedicação às crianças, aos animais e à comunidade. Foi condecorado como “Educador do Ano” em 1990 pela Learning Disability Association of Califórnia. Tendo também recebido o Premio 2006 CA Poly Faculty Award for Community Engagement.
Autor de vários livros como o Guia do Terapeuta Educacional e Perturbações de Atenção, Pais e Filhos, A Experiencia Total do Deporto na Infância, Tardes com Puppy e o Manual de Terapia Assistida por Animais, este último livro encontra-se actualmente na sua terceira edição (Elsevier / Academic Press, 2010) e possivelmente é um dos melhores manuais nesta área, proporcionando uma ampla visão sobre as TAA. Colaborador em revistas especializadas foi convidado para inúmeros programas de televisão e rádio, incluídos nos programas de estações como ABC, Animal Planet, Network Discovery, KTLA,CNN.
Para máis informação consulte a página web: http://aubreyhfine.com/
Está também prevista a vinda de formadores de Inglaterra da Society for Companion Animal Studies - SCAS
A Sociedade de Estudos de Animais de Companhia (SCAS) surgiu á mais de 30 anos para promover o estudo das interacções entre pessoas e animais de companhia e para consciencializar sobre a importância dos animais de estimação na sociedade.
SCAS é a organização líder no tema, vínculo humano-animal no Reino Unido, oferecendo informação, educação, formação e serviços de investigação aos donos de animais de estimação e às pessoas numa ampla gama de disciplinas.
Os principais valores de SCAS são:
• Avançar na compressão das relações entre os indivíduos e os animais de companhia.
• Aumentar a consciencialização do vínculo humano-animal através da difusão de informação sobre as relações humano-animais de companhia.
• Promover a qualidade de vida das pessoas e dos animais de companhia, fomentando actividades responsáveis
• Aumentar a consciência dos benefícios psicológicos e sociais de ser dono de animais de companhia.
• Promover a educação do individuo, fomentando a bondade, o respeito e a empatia entre os seres humanos e os animais de companhia.
Na área da educação SCAS:
• Oferece formação sobre o vínculo humano-animal de companhia a profissionais de saúde, serviço social e veterinários.
• Proporciona conferências de especialistas para congressos nacionais e internacionais.
• Proporciona informação e assessoria de especialistas a indivíduos e grupos que desejam iniciar os programas de terapia assistida por animais.
• Trabalha com profissionais de saúde, entidades sociais e profissionais de veterinária para partilhar os resultados das investigações sobre os benefícios dos l animais de companhia como a medicina preventiva e terapia
• Oferece formação na criação de serviços de apoio na perda de animais de companhia e no luto.
Para mais informações consulte http://www.scas.org.uk/
Pela relevância das colaborações e dos convidados, pelos anos de prática adquirida e pela qualidade manifesta dos intervenientes, assumimos que este curso terá uma expressão importante no panorama das Terapias Assistidas e das Actividades Assistidas no nosso país, bem como, responderá ao interesse e à exigência das pessoas que nele irão colaborar.
Agradecendo desde já toda a disponibilidade para a leitura da presente informação, Contamos convosco,
Pela equipa
Fernando Silva

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde!
Ainda têm vagas?

Susana Vie disse...

O programa é muito incentivador. Há cada vez mais livro interessantes que contam a experiência pessoal de cada um com o seu cães. Se quiserem conhecer, recomendo: "Anjos peludos" lançado este ano pelo escritor DeROSE, que tem como capa uma weimaraner. DeROSE
escreveu o livro com o objetivo de compartilhar as descobertas que fez no processo de educação da Jaya. Fica a sugestão. Bom curso!

Fernando Silva disse...

Anónimo,
Há, sim. Envie mail a pedir ficha de inscrição para aqui: fseducacao@gmail.com

Unknown disse...

ola bom dia o meu nome é jorge folgado sou de castelo branco e queria saber quando a passagem por a minha cidade para poder inscrever me
obrigado!!

Unknown disse...

bom dia para quando a passagem por castelo branco tenho certas dificuldades com a minha cadela
obrigado!!